quarta-feira, 13 de novembro de 2024

PROJETO STEAM NA EMEB JANDIRA

 PROJETO STEAM NA EMEB JANDIRA


 A metodologia STEAM é um modelo de ensino que integra cinco áreas de conhecimento: Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Mathematics). Essa metodologia surgiu como uma expansão da metodologia STEM (que inicialmente excluía as Artes) e tem como objetivo desenvolver habilidades essenciais para o século XXI, como a criatividade, o pensamento crítico, a resolução de problemas e a colaboração.

  A abordagem é amplamente sustentada pelas teorias de aprendizagem ativa, construtivismo e construcionismo, com base em cientistas e educadores como Jean Piaget, Lev Vygotsky e Seymour Papert.

 Aqui estão os principais aspectos da metodologia STEAM:

 ·         Integração entre disciplinas: Em vez de ensinar as disciplinas de forma isolada, a metodologia STEAM propõe um aprendizado interdisciplinar, onde as matérias se relacionam para proporcionar uma visão mais completa do mundo e do conhecimento.

 ·         Aprendizagem prática e baseada em projetos: O STEAM enfatiza a aprendizagem "mão na massa", incentivando os alunos a resolver problemas reais ou simulações que envolvem as áreas do STEAM, por meio de projetos e experimentos.

 ·         Desenvolvimento de habilidades criativas e técnicas: A inclusão das Artes no STEM amplia o foco da metodologia, promovendo o desenvolvimento da criatividade e da expressão, ao lado do domínio de habilidades técnicas.

 ·         Estímulo ao pensamento crítico e inovador: A abordagem STEAM visa desenvolver a capacidade dos alunos de analisar problemas e propor soluções criativas e inovadoras, aplicando conhecimentos de diversas áreas.

 ·         Preparação para o futuro: A metodologia STEAM é projetada para formar alunos para carreiras do futuro, ajudando-os a desenvolver habilidades que são valiosas em um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico e inovador.

           Iniciamos, em nossa escola, o Projeto STEAM, proposto pela secretaria de Educação de São  Bernardo do Campo, no mês de Junho de 2024. Nossos alunos foram convidados a conhecer e conferir os materiais disponibilizados pela SE. Após esse primeiro momento, passamos a repertoriar os alunos de acordo com o tema proposto: Mistérios do Oceano, Cidades Inteligentes, Histórias Sem Fim e Fúrias da Natureza. Esses temas envolviam desenvolvimento de pesquisas, protótipos, programação, robótica, levantamento e resolução de problemas e Mão na Massa.

            O percurso no desenvolvimento do projeto foi cheio de aprendizagens e descobertas, realizamos um torneio escolar interno e depois participamos do torneio municipal. Parabenizamos a todos os nossos alunos que contribuíram e participaram dessa jornada.


















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário