PROJETO STEAM NA EMEB JANDIRA
A metodologia STEAM é um modelo
de ensino que integra cinco áreas de conhecimento: Ciência (Science),
Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática
(Mathematics). Essa metodologia surgiu como uma expansão da metodologia STEM (que
inicialmente excluía as Artes) e tem como objetivo desenvolver habilidades
essenciais para o século XXI, como a criatividade, o pensamento crítico, a
resolução de problemas e a colaboração.
A abordagem é amplamente
sustentada pelas teorias de aprendizagem ativa, construtivismo e
construcionismo, com base em cientistas e educadores como Jean Piaget, Lev
Vygotsky e Seymour Papert.
Aqui estão os principais aspectos da metodologia STEAM:
·
Integração entre disciplinas: Em vez de ensinar
as disciplinas de forma isolada, a metodologia STEAM propõe um aprendizado
interdisciplinar, onde as matérias se relacionam para proporcionar uma visão
mais completa do mundo e do conhecimento.
·
Aprendizagem prática e baseada em projetos: O
STEAM enfatiza a aprendizagem "mão na massa", incentivando os alunos
a resolver problemas reais ou simulações que envolvem as áreas do STEAM, por
meio de projetos e experimentos.
·
Desenvolvimento de habilidades criativas e
técnicas: A inclusão das Artes no STEM amplia o foco da metodologia, promovendo
o desenvolvimento da criatividade e da expressão, ao lado do domínio de
habilidades técnicas.
·
Estímulo ao pensamento crítico e inovador: A
abordagem STEAM visa desenvolver a capacidade dos alunos de analisar problemas
e propor soluções criativas e inovadoras, aplicando conhecimentos de diversas
áreas.
·
Preparação para o futuro: A metodologia STEAM é
projetada para formar alunos para carreiras do futuro, ajudando-os a
desenvolver habilidades que são valiosas em um mercado de trabalho cada vez
mais tecnológico e inovador.
Iniciamos, em nossa escola, o Projeto
STEAM, proposto pela secretaria de Educação de São Bernardo do Campo, no mês de Junho de 2024.
Nossos alunos foram convidados a conhecer e conferir os materiais
disponibilizados pela SE. Após esse primeiro momento, passamos a repertoriar os
alunos de acordo com o tema proposto: Mistérios do Oceano, Cidades
Inteligentes, Histórias Sem Fim e Fúrias da Natureza. Esses temas envolviam
desenvolvimento de pesquisas, protótipos, programação, robótica, levantamento e
resolução de problemas e Mão na Massa.
O percurso no desenvolvimento do
projeto foi cheio de aprendizagens e descobertas, realizamos um torneio escolar
interno e depois participamos do torneio municipal. Parabenizamos a todos os
nossos alunos que contribuíram e participaram dessa jornada.
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